A cada ano que passa, a UnidaSul investe mais em programas e estratégias para minimizar possíveis impactos ambientais de sua operação. Do uso de energia solar nas lojas, a destinação correta de resíduos, os esforços são constantes para reduzir ao máximo possíveis impactos. Pilhas, lâmpadas, óleo de cozinha, além de eletrônicos e sucatas se juntam a vidros, papéis, metais na separação, tratamento e destinação correta. 100% dos resíduos recicláveis das lojas e áreas de apoio integram nosso projeto de Logística Reversa.
Assumimos compromissos crate-free e cage-free, respeitando os princípios do bem-estar animal, e participamos do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento dos Alimentos (RAMA), que nos permite selecionar fornecedores preocupados com possíveis contaminações no hortifrúti e rastrear todas as informações dessa produção.
Reconhecida pela Ludfor Energia como empresa que usa energia elétrica com origem de fonte limpa renovável, a UnidaSul busca formas de ampliar esse tipo de energia. Para isso, também investe na instalação de placas de energia solar, que já estão sendo usadas nas lojas novas de Rissul e Macromix desde 2021 e ainda está implantando três fazendas solares.
Implementado em 2021, o sistema de logística reversa minimiza a quantidade de resíduos e reduz a necessidade de extrair novos recursos, contribuir significativamente para a sustentabilidade ambiental.
Nossas lojas e negócios de apoio dão o destino correto aos resíduos de papel, plástico, metal, vidro, madeira e contaminados. Além disso, nas lojas temos pontos de coleta que atendem aos clientes, que podem descartar óleo, pilhas, lâmpadas e eletrônicos.
O Programa de Uniformes é uma das iniciativas vinculadas ao Troca de Carinho, programa social e ambiental da UnidaSul, que reúne 8 projetos em diferentes áreas de atuação.
Em 2022, os uniformes que são descartados foram incluídos no programa de logística reversa, de duas formas. Peças sem condições de reuso são reaproveitadas por empresa parceira, que os transforma em mops. Na primeira fase, 300 quilos de uniformes brancos em descarte estão sendo transformados em fios de tecido. O material será usado nos Ecomox, mop 100% produzido em material reciclado - a parte plástica vem da reciclagem de tampinhas, arrecadadas pelo AMO Criança, que também é nosso parceiro no Troca de Carinho.
Este projeto tem ganhos ambientais (pela redução do descarte e a geração de produto de consumo com reciclagem da matéria-prima), sociais (geração de renda, conscientização da importância de práticas sustentáveis, fortalecimento da cultura da empresa) e de governança (redução de custo do produto e com descarte).
Para evitar o descarte desnecessário, a limpeza e manutenção dos uniformes foi modernizada. As jaquetas contam com microchip e o nome do colaborador bordado. Quando estão sujas ou precisam de manutenção, são recolhidas pela lavanderia, que faz o conserto e lava, devolvendo a peça ao seu responsável.