A UnidaSul celebra a conquista do Prêmio Top Cidadania 2024, na categoria Organização. Concedida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), a premiação reconhece as empresas que se destacaram por suas práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social.
A conquista se deu através do projeto “Conexões que alimentam”, uma iniciativa do Programa Troca de Carinho da UnidaSul, que por meio de uma parceria com o Mesa Brasil SESC, transforma alimentos que seriam descartados - mas que ainda possuem valor nutricional -, em refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade.
“É uma grande satisfação receber um reconhecimento tão importante com este projeto que é um motivo de orgulho para a nossa empresa. Além de termos a oportunidade de ajudar diretamente a população que mais precisa, dentro das comunidades onde atuamos, também reduzimos o impacto ambiental, dando uma nova finalidade aos produtos que seriam descartados e agora, se transformam em alimentos e dignidade para os beneficiados”, destaca Augusto de Cesaro, presidente da UnidaSul.
Dimensão do projeto
No total, são 28 unidades da empresa envolvidas no projeto, incluindo unidades das redes Rissul e Macromix Atacado, Centros de Distribuição e Indústria de Padaria, distribuídas nas regiões Metropolitana, Vale do Sinos, Serra e Litoral Norte. É coletada uma média de 22 toneladas mensais de produtos, beneficiando oito mil pessoas por mês.
“O projeto só é possível graças ao esforço dos mais de 290 colaboradores envolvidos no processo, desde a triagem, separação e embalamento dos produtos. O trabalho de cada um garante que alimentos e itens de higiene sejam selecionados de forma adequada e assegura que apenas produtos de qualidade cheguem às Instituições, esse projeto reforça nosso compromisso de não apenas gerar valor econômico, mas também impactar positivamente as comunidades que estamos inseridos”, explica Rosangela Mariano, gerente de Recursos Humanos da UnidaSul.
Desde o início do projeto, em julho de 2022, até o mês de junho de 2024, foram coletadas mais de 258 toneladas de alimentos, beneficiando diretamente mais de 60 mil pessoas e, em média, 300 instituições.