
Qual o produto mais vendido pela terceira maior rede de supermercados do Rio Grande do Sul? Cacetinho, conhecido fora daqui como pão francês. Nos seus supermercados Rissul e atacarejos Macromix, a UnidaSul contabiliza quatro milhões de cacetinhos por mês. Essas unidades recebem 2,8 milhões de clientes mensalmente, reforça o diretor-executivo Eneo Karkuchinski.
A rede tem uma Central de Padarias, ou seja, uma fábrica de pães e bolos, que a coluna visitou quando se reuniu com a diretoria na sede do grupo, em Esteio. São cinco mil metros quadrados, onde são produzidos 780 mil produtos embalados por mês, enviados às padarias das suas lojas. São 150 funcionários, de padeiros a confeiteiros, que trabalham três turnos liderados por Carlos Augusto Trapp, o dedicado chef Carlão. O portfólio tem 360 produtos, que exigem 10 mil quilos de farinha por dia.
A UnidaSul tem 47 mercados das bandeiras Rissul e Macromix Atacado, distribuídas em 25 cidades. Está executando um plano de expansão de R$ 410 milhões. A empresa ficou em terceiro no recorte gaúcho do ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e em 34º na lista nacional, com faturamento de R$ 2,9 bilhões em 2024.
Lembrando que a empresa assumirá o Nacional do bairro Menino Deus: Grupo gaúcho abrirá atacarejo onde ficava o supermercado Nacional da Aureliano, na Cidade Baixa
Coluna GZH Giane Guerra.
Com Isadora Terra e Diogo Duarte.